Rafael Pieri é diretor, roteirista e cenógrafo de obras audiovisuais. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Puc-Rio, desenvolveu cenários para novelas, séries e peças teatrais. Mudou-se para Argentina, onde estudou direção, edição e roteiro cinematográfico. De volta ao Brasil, reaproximou-se da televisão, atuando na assistência de direção de reality shows, séries e novelas. No cinema, dirigiu curtas-metragens e lyric vídeos.
Seu primeiro trabalho na cenografia foi com o diretor de arte Paulo Flaksman no longa-metragem Meus dois Amores, baseado no conto Corpo Fechado, de Guimarães Rosa, e com direção de Luiz Henrique Rios. Na televisão (Globo), foi assistente do diretor de arte Mário Monteiro, colaborando no desenvolvimento dos cenários das novelas Lado a Lado, Gabriela e Salve Jorge. Ainda na cenografia da Globo, participou da conceituação e montagem dos cenários de séries premiadas, como Ligações Perigosas, Tá no Ar e Super Max.
Atuante no universo da dramaturgia, estudou teatro no Tablado antes mesmo de ingressar na faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Após sua formatura, desenvolveu em parceria com Paula Santa Rosa a cenografia de peças teatrais, como: Foi você quem pediu para eu contar a minha história, Garatuja, Sobre nossas cabeças e Estamos aqui.
Na televisão, como assistente de direção, participou de programas da linha de show da Globo, como: The Voice, Voice Kids e PopStar, ambos dirigidos por Creso Macedo. Na dramaturgia, foi assistente de direção de novelas e séries, como: Verão 90, dirigida por Jorge Fernando; Malhação, dirigida por Adriano Melo; Especial 220V, dirigido por Suzana Garcia; Nos tempos do Imperador; dirigido por Vinícius Coimbra; Vick e a Musa, dirigida por Marcus Figueiredo; e Travessia, dirigida por Mauro Mendonça Filho.
No cinema, foi assistente de direção dos curtas-metragens Crisis, de Favian Ramos, e Santiago, de Antônio Farias e Rodrigo Vecchi. Em parceria com o dramaturgo Ian Calvet dirigiu, produziu e escreveu os roteiros de Travessia e Carnavalha.
No universo musical, dirigiu os lyric-vídeos e visualizers do segundo disco de Mariana Volker: Impossível dizer que não senti, ambos disponíveis no Youtube e Spotify.